Visão Global

seg, 17 julho , 2017

Administrar uma loja com todas as suas variáveis não é uma tarefa fácil, mas com organização e perspicácia, é algo que se pode “tirar de letra”

Administrar uma loja não é tarefa fácil. São tantas variáveis, tanta coisa para cuidar, que, muitas vezes, achamos que não vamos conseguir dar conta de tudo.

Além da administração, você, lojista, tem de estar atento aos movimentos do mercado, visualizando quais produtos estão se sobressaindo e quais estão minguando, novas tendências de moda (cores, fragrâncias, para produtos de higiene e beleza), etc., de forma a conseguir andar à frente dos fatos, fazendo com que sua loja esteja sempre na vanguarda.

Para isso, é importante se organizar muito bem, cercar-se de colaboradores com capacitação para administrar o negócio como se fosse deles. E, principalmente, utilizar-se de todos os recursos externos que transfiram tecnologia e conhecimento para sua empresa e possam contribuir no treinamento para seus colaboradores e mesmo para si próprio.

Um primeiro passo, imprescindível, como já mostramos em edições passadas nesta coluna, é você conhecer seus clientes. Sem esse conhecimento, sua vantagem competitiva fica reduzida e, por consequência, as chances de sucesso ficam diminuídas.

Assim, é de suma importância treinar e delegar atividades. Você precisa de multiplicadores na sua loja, que possam ajudá-lo a ver onde você não está, e que consigam enxergar e interpretar corretamente os sinais do dia a dia.

Prepare esse ou esses profissionais e você terá mais tempo para “pensar” e ver as oportunidades que estão à sua frente, identificando aquilo que seus clientes querem e quem são eles.

Tenha precisão em seus controles: estoques, rotação de produtos, contabilidade, margens, caixa, tíquete médio, resultados de promoções, enfim, todas as variáveis de seu negócio. Com isso, você terá condições de renovar seu mix com agilidade, sempre terá segurança nas decisões e saberá quando e onde pode investir para aumentar o faturamento da loja.

Seus fornecedores, em especial o DEC (Distribuidor Especializado em Cosméticos), podem dar uma grande contribuição para tornar grande parte desses conhecimentos em realidade, mostrando e dimensionando cada categoria de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), as marcas e os itens em destaque, as inovações, mix ideal para sua loja e venda por rotação, minimizando rupturas e, por meio de sua revista Decnews, levar uma gama enorme de informações e conhecimentos de grande utilidade para o gerenciamento completo de sua loja.

Boas vendas!

 

Foto: Shutterstock