Resultados consistentes

seg, 12 setembro , 2011

DEC dá suporte a varejistas de todo o País e melhora a qualidade de seus procedimentos

“Faço os pedidos num dia e no outro os produtos já chegam, da forma como foram encomendados. Além de reduzir as rupturas, isso faz com que a loja não precise mais ter grandes estoques “
José Corcino da Silva, do supermercado Comercial Bucare do Nordeste

Independentemente da localidade do varejo, os serviços do DEC são padronizados e possuem a mesma qualidade, seja qual for a região do País. E, sem dúvida, um de seus compromissos com os clientes é a manutenção da integridade dos pedidos. O supermercado Comercial Bucare do Nordeste, localizado na cidade de Salgado, em Sergipe, é um bom exemplo. O estabelecimento, que está há cerca de 13 anos no mercado local, é cliente do DEC Andrade há três anos. “Desde a parceria, as mudanças nas nossas gôndolas de higiene e beleza foram muitas. O mix de produtos dobrou e os produtos que não tinham giro foram substituídos. Antes se comprava muito de um único produto e nada de outros. Mas, agora, existe uma estratégia para escolha dos itens. A rentabilidade dessas gôndolas melhorou muito”, explica o consultor do DEC Andrade, José Rinaldo Siqueira. O proprietário da loja, José Corcino da Silva, confirma os bons resultados com números. “Minhas gôndolas de higiene e beleza estavam muito deficientes, mas, felizmente, depois da parceria com o DEC, os lucros com esses produtos aumentaram mais de 50%. Hoje essas gôndolas representam entre 20% e 30% do nosso faturamento”, conta o empresário, salientando que o DEC auxiliou a loja na melhora do sortimento de produtos, na layoutização e no estoque, que foi bastante reduzido. Corcino afirma, inclusive, que o comprometimento do DEC com as entregas solucionou os casos de rupturas nessas gôndolas. “Faço os pedidos num dia e no outro os produtos já chegam, da forma como foram encomendados. Além de reduzir as rupturas, isso faz com que a loja não precise mais ter grandes estoques”, acrescenta.

Cinco dicas para evitar rupturas no setor de HPC*

1 Layoutize a loja, fazendo com que tenha o produto certo, no local certo. Organizando o estabelecimento desta forma, visualmente se consegue verificar os itens que estão faltando, além de ter um aumento de venda da categoria de, no mínimo, 20%.

2 Faça sempre um estoque de gôndola melhor no final do mês, para atender ao índice maior de vendas que sempre acontecem no começo desse período.

3 Não deixe a mercadoria acabar para comprar novamente. Tenha sempre um estoque mínimo de segurança.

4 Fique atento aos fornecedores que oferecem preços muito abaixo da média de mercado. Muitas vezes, as empresas que têm o melhor preço na cotação não conseguem entregar, deixando faltar o produto, gerando um péssimo negócio;

5 Como a perfumaria tem uma gama muito grande de produtos, tenha poucos fornecedores. Dê preferência para aqueles que têm um baixo índice de corte, realizam entregas fracionadas, trazem novidades, conhecem os produtos que estão vendendo, conseguem suprir todas as categorias, e que possam prestar um serviço de trade e layout para o estabelecimento.

*Orientações fornecidas pelo gerente comercial do DEC Pennacchi, Vandré Marcos Godoy Pennacchi

A Dutra Farma, farmácia inaugurada em fevereiro deste ano em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, é outro exemplo. O estabelecimento começou por meio do empreendimento de Marcos Antônio Vasconcelos Dutra. Este empresário, que atuou 30 anos como gerente de uma grande rede de farmácias, decidiu usar sua experiência para abrir um negócio próprio. Por já estar na área, conhecia de perto o trabalho realizado pelo DEC Zamboni e resolveu contar com os serviços da distribuidora desde o primeiro dia de funcionamento da loja que, hoje, possui um checkout e área de 50 m2. “O DEC Zamboni é o nosso principal fornecedor, dentre outros motivos, por estar sempre antenado nos lançamentos da categoria”, explica Dutra.

Na Dutra Farma o investimento no segmento de higiene e beleza é bastante intenso e já representa 40% do faturamento da farmácia

Na Dutra Farma o investimento no segmento de higiene e beleza é bastante intenso e já representa 40% do faturamento da farmácia. O empresário justifica o alto investimento nesses produtos. “Antes, os consumidores só procuravam seus itens de higiene e beleza em supermercados, já que as farmácias tinham estigma de praticar preços altos. Hoje, eles já conseguem ver que as farmácias têm bons preços e podem oferecer atendimento especializado”, argumenta o proprietário da loja.

Com tamanho investimento, a escolha de uma distribuidora comprometida com suas metas foi fundamental para atingir os resultados propostos. Dutra comenta, inclusive, que por conta da integridade dos seus pedidos, as rupturas nas gôndolas de HPC são quase inexistentes. “Realizo meus pedidos duas vezes por semana e sempre recebo tudo o que pedi dentro do prazo, de tal forma que o índice de rupturas é extremamente baixo. Essa facilidade também me ajuda no controle do estoque já que, hoje, nosso depósito de produtos não é mais na farmácia e, sim, na distribuidora”, descreve o proprietário. A Rede de Farmácias São Paulo, unidade Maringá (PR), é uma das 20 lojas próprias da rede que está há 59 anos no mercado paranaense. Desde que começou a trabalhar na empresa na qualidade de compradora das áreas de perfumaria e conveniência das lojas, Bernadete Correia resolveu fazer uma parceria com o DEC Pennacchi. Essa escolha, felizmente, tem gerado bons frutos. “Somos parceiros do DEC há cerca de 11 anos e as vendas aumentaram aproximadamente 20% desde então. Hoje, eles são a nossa principal distribuidora”, conta.

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1 – Fachada de uma das Farmácias São Paulo em Maringá (PR). Parceria com DEC promoveu crescimento de 20%
2 – José Corcino, do Comercial Bucare do Nordeste. HPC representa até 30% do faturamento
3 – Loja da Dutra Farma, com nome da rede associativista. Hoje farmácias têm preço e atendimento especializado

Alguns recursos usados pelo DEC para manter integridade dos pedidos*

  •  Manutenção de estoque médio para um período de 45 a 60 dias;
  •  Negociação regular junto aos fornecedores para que as demandas possam ser cumpridas;
  •  Definição das rotas de entrega montadas diariamente, possibilitando que o representante saiba, exatamente, quando o pedido dele será entregue;
  •  Consultores de vendas treinados, mensalmente, para atender às demandas do varejo;
  •  Entregas 24 horas após o recebimento do pedido;
  •  Consultores de vendas que visitam os clientes dentro de suas necessidades (em alguns casos com visitas diárias);
  •  Vendas fracionadas, realizadas de acordo com a necessidade do varejista;
  •  Planejamento da venda de produtos sazonais.
  •  Medição de corte (produto que está na lista e não foi entregue por estouro nas vendas ou falta da mercadoria) realizada semanalmente para evitar falhas na entrega. Atualmente, o corte no DEC é inferior a 1%.

*Fonte: Informações fornecidas por Jean Lima (DEC Andrade); José Rinaldo Siqueira (DEC Andrade); Jorge Luiz Cerqueira Lopes (DEC Zamboni); Cacilda Beni Richter (DEC Pennacchi); e Vandré Marcos G

“Para evitar rupturas e estar sempre atualizada com os novos produtos do mercado, faço as compras semanalmente. Compro num dia e no outro as entregas já são feitas do jeito que pedi. Encaminho o pedido e tenho certeza de que virá conforme o combinado. Fico tranquila”, comemora Bernadete, salientando, ainda, que sempre se pode contar com consultores qualificados que tragam o que há de mais novo no mercado. “Por isso, ter um mix completo e atualizado é, atualmente, um dos diferenciais da nossa rede”, afirma.

Para evitar rupturas e estar sempre atualizada, faço as compras semanalmente. Compro num dia e no outro as entregas já são feitas do jeito que pedi
Bernadete Correia, da Rede de Farmácias São Paulo

Além disso, a Rede de Farmácias São Paulo produz encartes periódicos, com tiragem de 80 mil exemplares, em que os produtos de HPC são destaque, participando de 80% do material. “Os produtos anunciados têm as vendas aumentadas em cerca de 20%”, conta a compradora. Outro benefício do DEC proposto à rede é o treinamento dos colaboradores. “Oferecemos treinamento às perfumistas com os principais fornecedores. Dessa forma, a própria colaboradora da loja alerta sobre a falta de produtos”, explica a representante comercial do DEC Pennacchi, Cacilda Beni Richter.

Anote na Agenda
 Comercial Bucare do Nordeste(79) 3651 1255
 DEC Andrade www.andradedistribuidor.com.br
 DEC Pennacchi www.pennacchi.com.br
 DEC Zamboni www.zamboni.com.br
 Dutra Farma(24) 3337 4551
 ESPM www.espm.br
 Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (Invent) www.inventrade.com.br
 Nielsen www.br.nielsen.com
 Rede de Farmácias São Paulo(44) 3028 7610
 Sant’Anna Inamoto www.santannainamoto.com.br
 Sebrae-SP www.sebrae.com.br

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