Os caminhos para a conquista do consumidor

sex, 15 abril , 2016

voz do dec-29044Aprenda a ser mais competitivo, aproveitando suas próprias vantagens

Como temos dito nesta nossa coluna, o varejo de vizinhança tem uma série de vantagens em relação às grandes lojas: conhece seus clientes, seus hábitos, suas preferências, é ágil nas decisões, etc. Assim, são muitas oportunidades para “surpreender” o público.

Mas isso de nada vale se não for identificado e transformado em ação. Por essa razão, e da forma mais simples possível, tudo tem de ser estudado e trabalhado, para que essa vantagem possa ser materializada em sua loja.

É importantíssimo que você consiga reunir informações da clientela: utilize o cartão de débito e crédito para identificar sua frequência de compra e horário; use o checkout para dados sobre ruptura de produtos; e, sempre que possível, descubra o nome de seus clientes e oriente todos os funcionários a fazer o mesmo. Reserve uma parte do dia para observar o fluxo de pessoas na loja e, sempre que possível, converse com elas a fim de saber quem são. Procure observar quão rapidamente elas conseguem identificar os produtos que procuram e outras coisas importantes que podem ser analisadas no ponto de venda.

Com todas essas informações, seu trabalho está apenas começando. A partir daí, reúna seus colaboradores de maior confiança e discuta com eles os pontos fortes e fracos identificados, como superá-los, discuta as oportunidades que você e eles conseguiram identificar e peça sugestões a cada um deles. Além de estar trazendo-os cada vez mais para dentro do negócio, temos certeza de que você se surpreenderá com o alto nível das ideias.

Paralelamente a isso, e essa deve ser uma atividade constante, procure sempre estar bem informado sobre produtos, categorias, layout de loja, checkout, etc., de forma que possa estar e ter, sempre, os funcionários atualizados. Lembre-se de que conhecimento é chave para o sucesso.

E, nesse ponto, o DEC (Distribuidor Especializado em Cosméticos) pode contribuir muito para esse conhecimento. Nosso consultor que o atende está preparado para dar todas as orientações sobre a categoria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC). Pode orientá-lo sobre mix de produtos, lançamentos, layout, etc. Pode também organizar programas de treinamento à loja, enriquecendo o conhecimento de toda a equipe.

Com todas as informações e ações concordadas com os colaboradores, coloque-as em prática e acompanhe os resultados. Corrija aquilo que for necessário. Mas lembre-se de que precisa ser feito de forma permanente, pois o mercado é extremamente dinâmico e, a cada dia, uma nova necessidade aparece e ela deve ser incorporada em seu negócio.

Contudo, existe uma coisa que é e será sempre vital para seu negócio: trate cada um de seus clientes como se fosse único e procure fazer com que ele enxergue isso. Esse diferencial o leva a ficar cada vez mais fidelizado e as pequenas diferenças de preço deixam de ser relevantes. Com certeza, ele divulgará isso ao mercado, atraindo novos clientes para sua loja.

Bons Negócios!