Varejo tem alta de 2,2% em junho

qua, 8 agosto , 2018

Mês teve mais datas favoráveis do que em 2017

O varejo brasileiro cresceu 2,2% em junho, se comparação ao mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais (número que reflete o que o varejista observa na receita de suas vendas), o indicador registrou alta de 5,5% em relação ao mesmo mês em 2017.

Em relação ao período do ano passado, junho teve uma quinta-feira a menos e um sábado a mais e a ausência do feriado de Corpus Christi, que este ano caiu em maio. “O mês ainda teve um Dia dos Namorados particularmente forte, o que contribuiu positivamente para o resultado. Entretanto, não foi suficiente para compensar o efeito dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, que impactaram negativamente o mês em cerca de dois pontos percentuais no ICVA nominal”, explica o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, o varejo ampliado na região Norte apresentou crescimento de  6,5%, seguido pelas regiões Sul e Nordeste com 5,0% e 4,1% respectivamente. Por fim, vale mencionar as regiões Centro-Oeste, com alta de 4,0%, e o Sudeste, com alta de 0,2%.

Fonte: Núcleo de Varejo ESPM
Foto: Shutterstock