Supermercados paulistas esperam vender mais neste Natal

qui, 3 novembro , 2016
dec-03111APAS acredita em crescimento de 1% nas vendas em relação a 2015

As vendas dos supermercados paulistas para este natal devem ter um crescimento real de 1% em relação ao ano passado, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS). Em comparação com anos anteriores o desempenho ficará abaixo, mas diante da atual conjuntura econômica, com expectativa de queda no Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5%, o resultado de aumento de 1% vem em boa hora.

Segundo o gerente de economia e pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, o setor acredita no aumento das vendas, principalmente, porque as pessoas não devem investir em bens duráveis neste final de ano. “A instabilidade econômica e a falta de otimismo, diante do aumento do desemprego, fará com que as pessoas deixem de investir na troca do carro ou mesmo naquela sonhada viagem, o que nos indica que farão uma ceia mais generosa este ano”, diz.

Para Mariano, as perspectivas são de queda nos preços para diversas categorias. “Há fatores internos e externos que podem afetar os preços de outras categorias, mas até o fim de 2016 deve haver uma desaceleração no indicador geral de preços, o que tende a contribuir para que o Índice de Preços nos Supermercados (IPS) em 2016 fique em torno de 12%”, comenta.

 

Foto: Shutterstock
Tags: , , ,