Pequenas empresas estão mais presentes em redes sociais

qua, 22 agosto , 2018

redes sociais - Pequenas empresas estão mais presentes em redes sociaisFacebook e WhatsApp são os canais mais usados

Nos últimos três anos, os pequenos negócios apostaram na informatização e no uso de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Grande parte (72%) do segmento utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possui perfil no Facebook, de acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas PME”, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, o levantamento mostra como as tecnologias digitais se tornaram importantes para o empreendedor aumentar a competitividade nos negócios. “Vivemos numa era onde as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo o momento”, ressalta.

O número de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das Micro e Pequenas Empresas (MPE), sendo que o maior avanço aconteceu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do WhatsApp e do Facebook. A quantidade de organizações com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% para se comunicar com clientes.

Entre as principais funcionalidades do Whatsapp estão a disponibilização de informação de produtos e serviços (59%), atender o cliente (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (37%, 24% e 17%, respectivamente).

Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Foto: Shutterstock