Investimento de pequenas e médias empresas cresce em maio

qua, 25 julho , 2018

Maior parte dos empresários pretende usar recursos próprios

O Indicador de Demanda por Investimento da Micro e Pequena Empresa cresceu 14,8 pontos em um ano, chegando a 42,0 pontos em maio de 2018, contra 27,2 pontos em maio do ano passado, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A escala do índice varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número, mais propenso está o empresário a realizar investimentos em seus negócios.

O volume de micro e pequenos empresários que demonstram interesse em realizar algum tipo de investimento em seus negócios nos próximos três meses é de 34%. Os que não pretendem realizar melhorias representam 46% dos entrevistados, principalmente por acreditarem que o País ainda não se recuperou da crise.

“Os empresários continuam cautelosos, mas já constatamos um percentual relevante que tem intenção de realizar investimentos. O que é bastante positivo já que esses recursos podem aumentar a capacidade e produtividade das empresas, levando a um aumento das vendas, o que impulsionará a retomada da economia”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Entre as prioridades dos empresários estão a reforma da empresa (29%), gastos com propaganda e mídia para divulgação (26%), compra de equipamentos (25%), ampliação de estoque (19%) e de portfólio (16%).

Para os entrevistados, o objetivo dos investimentos é impulsionar as vendas, ao menos para 64%. Há ainda 22% de micro e pequenos empresários que buscam adaptar a empresa a uma nova tecnologia e 16% que investem para atender ao crescimento da demanda observado nos últimos meses.

Entre os que pretendem fazer algum tipo de investimento, o capital próprio aparece como o principal recurso. Mais da metade (55%) usará o dinheiro do próprio bolso, seja na forma de aplicações ou investimentos ou a partir da venda de algum bem.

Fonte: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
Foto: Shutterstock