Consumidor mais confiante

ter, 30 maio , 2017

FGV divulga índice de maio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aumentou dois pontos em maio, para 84,2 pontos, acumulando crescimento de 11,1 pontos neste ano.

“A evolução favorável da confiança dos consumidores em maio propiciou a recuperação de parte das perdas ocorridas no mês anterior. O resultado foi influenciado pela melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras, ambos os quesitos positivamente influenciados pela inflação mais baixa e os juros nominais em queda. O aprofundamento da crise política no país a partir do dia 17 ainda não foi detectada na pesquisa deste mês, embora o resultado da coleta de dados posterior a esta data sinalize que o aumento de incertezas no ambiente político possa motivar uma maior cautela dos consumidores nos próximos meses“, explica a coordenadora de sondagem do consumidor, Viviane Seda Bittencourt.

Em maio, a percepção dos consumidores em relação à situação atual continuou estável. Para o futuro, os entrevistados esperam melhora. O Índice da Situação Atual (ISA) diminuiu 0,3 ponto, para 70,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) cresceu 3,5 pontos, fechando em 94,6 pontos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Insight Comunicação
Foto: Shutterstock