Cuidando do visual

qua, 21 dezembro , 2011

 

gestao_-_marcas_lideres_-_shutterstock_77088406Trabalhar o layout do estabelecimento torna o local mais agradável e atrai a atenção dos consumidores

 

 

 

Para aumentar o fluxo de clientes e, em consequência, o faturamento do estabelecimento, é essencial que o gestor saiba observar a loja com os olhos do público-alvo. Por isso, investir em um espaço organizado, atraente, bonito e bem iluminado pode produzir um efeito maior do que o varejista imagina. E não é preciso grandes mudanças do ponto de venda para obter bons resultados. Uma recomendação eficiente é considerar a questão do primeiro impacto, atraindo esse consumidor também por meio de recursos visuais.

Segundo informações do Popai Brasil, é possível criar uma atmosfera de sofisticação para o artigo criando sinergia entre ambiente e produto, através da iluminação adequada, podendo ser empregada tanto em displays quanto no próprio local onde as mercadorias são expostas. Dentro de um estabelecimento, alguns pontos precisam ser trabalhados com esse apelo de sofisticação e valorização, sobretudo porque, quando se trata de uma loja de pequeno ou médio porte, devido ao espaço restrito, a organização muitas vezes não fica evidente. Então, é ainda mais necessário que alguns de seus pontos, de preferência os de maior visibilidade do cliente, sejam preenchidos com recursos diferenciados.

É possível iluminar a própria estrutura da loja com lâmpadas pequenas, tipo alógenas ou dicróicas, formando sombras próximas às paredes e proporcionando um efeito visual atraente. Outra opção é iluminar as testeiras dos displays, ajudando a evidenciar a marca, ou as colunas laterais, onde prevalece a comunicação visual. Existem, ainda, tecnologias mais avançadas, como os leads, ou seja, são micro-lâmpadas para encaixar em espaços mínimos, criando uma iluminação diferenciada.

 

 

Tags: