Consolide sua força e amplie seus negócios

ter, 23 maio , 2017

O segredo do sucesso hoje é a fidelização de seus clientes. E mais que ninguém, você tem em mãos todos os ingredientes para fazer disso uma realidade

A grande maioria dos clientes do DEC (Distribuidor Especializado em Cosméticos) tem, na administração familiar, uma vantagem que poucos têm. Você, normalmente, reside próximo ao seu estabelecimento, criando duplo vínculo com seus clientes: o de ser vizinho e o de ser fornecedor. Isso lhe dá uma grande vantagem para o gerenciamento de seu negócio. Você consegue conhecer as preferências e os hábitos de seus clientes e, por consequência, atendê-los como eles gostam de ser atendidos.

Mas só ser vizinho não garante a fidelidade, se cada informação não for suficientemente trabalhada e corretamente aplicada, uma vez que grande parte de seus concorrentes no bairro também tem essa mesma vantagem aparente. Então você precisa trabalhar cada uma delas e criar outras situações que possibilitem “encantar seu cliente”. Faça algumas experiências.

Por exemplo, se sua loja tem padaria, nas manhãs e nos fins de tarde, muitos clientes vão ao seu estabelecimento comprar pão. Estude o comportamento desses clientes. Tente saber, por meio das caixas, ou dos atendentes, ou você mesmo, do que estes clientes gostam, o que eles valorizam.

Com essas informações, crie, nesses horários, um ambiente diferenciado na loja, ou promoções relâmpagos, ou outras ações dirigidas a esse público, de forma que ele se identifique com a situação e se sinta feliz e “em casa”. Certamente ele vai aumentar o tíquete médio da compra e fará boa propaganda de sua loja no boca a boca. Bingo, você acertou!

Se por outro lado você não tem padaria ou açougue, o seu maior trunfo é estar próximo da casa de seus clientes. Então faça disso um grande diferencial. Procure conhecer mais profundamente seus hábitos e faça um cadastro com seus dados.

Procure criar promoções relâmpagos nos horários de pico em sua loja, que vão ao encontro do que eles mais procuram. Anuncie isso nas redes sociais de seu bairro e, não menos importante, faça um contato telefônico com alguns desses clientes, anunciando promoções, ou mesmo a chegada de algum produto novo que possa atendê-los. Essas coisas tornarão o momento de compra muito interessante e lucrativo. E o tíquete médio sobe! Bingo, você acertou!

São coisas muito simples de se fazer e que criam, em sua loja, um ambiente prazeroso de compras. E não requerem grandes investimentos, apenas atenção, cuidado, cálculos, ação e medida de resultados. O bingo só é verdadeiro se trouxer resultados para seu negócio.

Mas de nada adianta fazer tudo isso se você não cuidar das coisas básicas: mix correto na loja, busca da ruptura zero, organização das gôndolas, limpeza, entre outras coisas. Mas esses são fatores que você certamente não deixará escapar. Eles são básicos para qualquer estabelecimento que queira sobreviver neste mercado.

Boas vendas!