Um sonho realizado

ter, 13 outubro , 2015

sucess0-44Supermercado Arco-Íris sai de um cenário de crise para se tornar uma das maiores lojas do setor em Tomé-Açu (PA), trazendo sortimento completo e espaço para que os clientes tenham uma boa experiência de compras

Quem nunca brincou ou sonhou em encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris? Para o empresário David Sanches Pinto, essa experiência pode não ter trazido os artefatos característicos dessa fábula, mas, sem dúvida, culminou muito sucesso nos negócios e ótimos resultados. Intitulado como atual proprietário e administrador do Supermercado Arco-Íris, é fato que, para essa conquista, o empresário tem atuado com muita dedicação a fim de que a prosperidade prometida nessa lenda da cultura popular se tornasse realidade.

A história da sua loja começou em 1998, no município de Tomé-Açu (PA), carinhosamente conhecido pela população como A Terra da Pimenta. Mas quando os pais de David, Milton Pinto e Maria do Carmo Sanches, vislumbraram o negócio da família, queriam que fosse muito além dessa iguaria, constituindo um mercado capaz de atender às demandas dos moradores da região. No entanto, quatro anos depois da fundação, a empresa passou por dificuldades financeiras. Foi quando David, junto com seus três irmãos, compraram a parte dos pais no negócio e assumiram a loja.

Infelizmente, a sociedade não deu certo e, em 2006, a parceria se desfez, restando apenas dois sócios, que ficaram com David por mais quatro anos. E, finalmente, em 2010, a sociedade se rompeu novamente, culminando no formato atual da loja, constituído apenas por David e sua esposa, Selmaria Nascimento dos Santos, na liderança do negócio. “Manter uma loja com muitos sócios traz dificuldades porque cada um tem uma visão diferente”, comenta David. “Em 2012, consegui um financiamento para construir o nosso próprio ponto comercial, que foi inaugurado no dia 25 de maio de 2013”, lembra.

Assim, sob nova direção, o Supermercado Arco-Íris ganhou, também, uma nova identidade. A primeira mudança foi a de endereço. “Antes, a nossa loja ficava na Avenida Dionísio Bentes, que é conhecida pelo comércio bastante aquecido. Mas decidimos mudar para a Avenida Cametá e, com essa mudança, ficamos praticamente isolados do restante do comércio. No entanto, passamos a atender a uma nova demanda dos moradores ao redor e nossos resultados não foram afetados. Pelo contrário. Melhoraram muito”, conta Sanches.

E além do novo endereço, a loja também passou a oferecer um serviço adequado aos consumidores, com foco na variedade de produtos e conforto na hora da compra. “Antes, a nossa loja tinha apenas 385 m2. Hoje, temos 960 m2, o que significa um aumento de mais de 500 m2 para facilitar o tráfego de clientes”, diz. E todas essas mudanças fizeram o Supermercado Arco-Íris se diferenciar dos principais concorrentes da região. “Na minha opinião, eles investem mais em produtos da cesta básica, e acabam esquecendo que o consumidor é muito exigente tanto em variedade quanto em conforto. Assim, ofereço uma loja mais completa. Investi nessa ideia e deu certo”, comemora o empresário.

Hoje, o Arco-Íris conta com 24 funcionários e sete checkouts. No período de um ano, o faturamento da loja cresceu 110%. “Devo esse crescimento ao nosso investimento num melhor mix de produtos e espaço na loja, além de ter desenvolvido um estacionamento, serviço que a maioria dos varejistas do setor, por aqui, não tem”, diz.

Para 2015, o supermercado espera alcançar um crescimento de 20% ante o ano anterior e ainda há planos de expansão. “Nossa meta é a de aumentar a área de frutas e congelados e também o nosso depósito, que ficou pequeno devido ao grande crescimento de faturamento. E também queremos continuar investindo em cosméticos, que é um dos principais itens que dão bastante lucro para nossa empresa”, revela Sanches, que também vislumbra, para o futuro, investir nas vendas por atacado.