Tão tradicionais quanto o pãozinho brasileiro

sáb, 13 junho , 2015

sucesso-42Nascido com base numa panificadora, Supermercado São Domingos cresce em Maceió com foco no consumidor e sólidas parcerias

Não importa a hora do dia, mas o hábito do brasileiro de sair em busca de um pão quentinho na hora da fome ou das reuniões de família é uma constante em todos os lares e classes sociais. E foi para atender a esse desejo que Jenilza de Almeida Barros e José Eraldo de Oliveira Barros deram início ao primeiro negócio do casal.

Com uma área de vendas de apenas 50 m2 e muita força de vontade, a pequena panificadora saiu do projeto para o mercado, se estabelecendo em Maceió (AL), há cerca de 25 anos. “Até então, nunca tínhamos atuado no varejo. Morávamos no interior. José Eraldo tinha um caminhão e carregava cana-de-açúcar para as usinas. Eu era estudante. Ainda éramos namorados quando ele resolveu vir para Maceió e seguir os passos dos irmãos, que já atuavam no ramo de panificação”, relembra Jenilza.

Assim nasceu a Panificação São Domingos. De maneira simples e com um portfólio que se resumia a pães, biscoitos, manteigas e ovos. Mas, com o passar do tempo, o casal enxergou uma oportunidade de crescimento. “José Eraldo sempre foi audacioso. Assim, para fortalecer a loja, colocou algumas prateleiras nos espaços ociosos e começou a oferecer um sortimento mais completo, fazendo com que nossa padaria, aos poucos, se tornasse um mercadinho”, conta a empresária.

E assim, de prateleira em prateleira, em 2002, nasceu o Supermercado São Domingos, que já conta com duas lojas: uma situada no bairro Tabuleiro (matriz) e outra no Benedito Bentes (filial), ambas na capital alagoana. Cada uma das lojas possui 1.500 m2 de área de vendas e um portfólio de, aproximadamente, 12 mil itens, sendo que a matriz possui 15 checkouts e 90 funcionários; e a filial conta com 14 checkouts e 80 colaboradores. “Apesar de termos grandes redes ao redor, conseguimos nos consolidar como referência na região onde atuamos”, comemora a sócia proprietária.

Sempre muito gratos a Deus por todas as conquistas, e também a São Domingos que era, a princípio, o nome da rua da padaria e continuou em toda a jornada de sucesso dos empresários, a loja também se fortaleceu pela dedicação do casal, que sempre teve foco no consumidor.

Para eles, crescimento não é só aumentar em tamanho, inaugurando novas unidades. É desenvolver-se como empresa, inovar e manter-se atrativo e moderno ao longo dos anos. “Entre os diferenciais das lojas, estão o nosso contato direto com o cliente, o mix completo que atende às demandas da região, o preço competitivo, entrega em domicílio e nossas campanhas promocionais anuais”, enumera Jenilza.

A participação dos proprietários para o sucesso da loja também se mostrou imprescindível, já que fazem questão de estar a par do que acontece em todos os setores. “Estamos presentes todos os dias na loja. Faço de tudo, desde o atendimento ao cliente ou aos vendedores, até o acompanhamento da área financeira”, garante a empresária.

Busca pela diferenciação

As campanhas realizadas pelo Supermercado São Domingos são um grande chamariz entre os consumidores. Afinal, os sorteios prometem prêmios atrativos e, só neste ano, a loja sorteará dois carros, 10 motocicletas e vales-compras de R$ 500.

“Realizamos essa campanha todos os anos. A cada R$ 50 em compras, o consumidor ganha um cupom para participar. Essa ação nos ajuda no processo de fidelização dos nossos clientes”, descreve Jenilza, salientando que as campanhas, são grandes responsáveis pelos resultados dos supermercados, que cresceram, em média, 15% no período de um ano. “Diante da situação difícil para o varejista no País, procuramos fidelizar nossos clientes para que sempre que precisem comprar algo, se lembrem de que oferecemos as melhores condições.”

As forças internas

A padaria, setor que deu origem ao supermercado, continua com muita força dentro do São Domingos. “Temos um mix enorme de produtos e trabalhamos com uma pastelaria que tem opções deliciosas”, assegura Jenilza.

Outro setor de destaque nos negócios é o de higiene e beleza, que representa, em média, 10% de todo o faturamento, com destaque aos xampus, desodorantes, sabonetes, absorventes e tinturas. E para conquistar esse resultado, a busca por diferenciais é uma constante. “Apesar de vários concorrentes na região, o São Domingos vem sempre inovando e melhorando o sortimento com a nossa parceria e sempre procurando estar competitivo no mercado”, analisa o consultor de vendas do DEC Andrade, Cícero Siqueira Bomfim.

Aliás, para o desenvolvimento dessas gôndolas, o supermercado é parceiro do DEC Andrade há sete anos e, juntos, desenvolvem um trabalho conjunto, agindo em diversas frentes. A parceria, além de auxiliar no desenvolvimento de campanhas, também gera esforços ativos no dia a dia da loja.