Referenciais de sucesso

qua, 16 novembro , 2011

Supermercado Casa Garcia

DIVULGAÇÃO

Clientes do DEC são exemplos de gestão e marketing por todo o País

Supermercado Lousano, localizado em Manguaçu, município do Paraná (região metropolitana de Maringá), está há 11 anos no mercado e se consagrou como o maior da cidade. De acordo com o comprador da loja, Marcos Antonio Gaspar, ela se destaca pela localização (está na região central), infraestrutura, qualidade de hortifrúti e açougue. “Para complementar o amplo sortimento, o nosso sucesso é reflexo de uma parceria sólida com bons fornecedores e também do nosso atendimento, com colaboradores competentes”, diz.

A loja também é destaque pelas gôndolas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que representam 8% do faturamento do supermercado e foi o setor que mais contribuiu para o crescimento do estabelecimento entre setembro de 2010 e setembro de 2011, com alta de 22% no período.

Para otimizar a gestão desses produtos, o Supermercado Lousano conta com sistema chamado de ‘estoque regulador’, conforme explica o comprador da loja. “Faço uma média das vendas semanais de cada produto, informando o estoque mínino dos itens. Quanto esse estoque chega ao limite, o sistema me avisa para que possa comprar mais. Dessa forma, conseguimos evitar rupturas.”

Além disso, o supermercado tem procurado fortalecer a parceria com o DEC Pennacchi para a realização de algumas ações específicas. “Realizamos, em setembro, uma ação com o DEC em parceria com um fabricante, e as vendas dos produtos da marca aumentaram cerca de 27%, o que é um resultado muito satisfatório”, diz Gaspar, salientando que a loja também realiza tabloides semanais, em parceria com os fornecedores, e os itens anunciados cos- tumam aumentar as vendas em 20%.

Outra loja que se destaca por uma boa gestão de HPCs é a Cerealista Nosso Lar, supermercado localizado em Palmas do Monte Alto (Bahia). O supermercado, que já está há mais de dez anos na região, é bastante conhecido pelos consumidores. E grande parte desse reconhecimento vem por meio das gôndolas de HPCs, que chegam a representar 30% do faturamento da loja. “Somos reconhecidos pelo bom atendimento e contato direto com o cliente, bons preços e boa variedade de produtos”, destaca o sócio Cosme Maicon Pires de Magalhães, mais conhecido como Zão. “Os itens que têm se destacado mais em vendas são os produtos voltados para os cuidados com os cabelos, sendo que hidratantes, sabonetes, cremes dentais e linha infantil também são bastante procurados”, revela Zão.

A parceria com o DEC Conar, que existe desde sua inauguração, segundo o sócio, rendeu muitos bons frutos, potencializando o giro de produtos da cesta de HPCs. “A entrega é rápida e a variedade de itens disponíveis é grande. Além disso, o DEC nos ajudou na layoutização das gôndolas e redução dos itens estocados”, diz Zão, salientando, além disso, que o Conar também os ajuda a manter os colaboradores sempre atualizados sobre o funcionamento dos produtos, garantindo, assim, boas vendas. “As gôndolas de higiene e beleza do sr. Maicon são muito atrativas. Elas estão sempre atualizadas e nós, do DEC, sempre temos liberdade para fazer os ajustes que achamos necessário. O Nosso Lar só não cresce mais por conta do espaço físico, porque o giro é muito grande e os clientes são fidelizados nesse setor”, afirma o consultor de vendas do DEC Conar, Milson Oliveira Correia. “Todo esse sucesso é reflexo de uma boa gestão, mix correto, estoque baixo, por conta das compras fracionadas, organização certa das gôndolas e de uma equipe sempre treinada para atender o consumidor”, acrescenta.

No Supermercado Casa Garcia, localizado no bairro de São Bernardo, em São Luís (MA), o sucesso na gestão e marketing da empresa não é diferente. A loja, com 450 m2 e seis checkouts, figura entre as maiores da região. Esse resultado é reflexo do investimento contínuo em melhorias. “No período de um ano crescemos 15% e, para tanto, investimos em novos checkouts, gôndolas, e uma reforma na fachada e no interior da loja, que ganhou nova pintura e iluminação. Ainda temos o projeto futuro de climatizar o estabelecimento”, diz o gerente administrativo da loja, Alessandro Costa, destacando que os principais diferenciais da loja estão no atendimento, preço e infraestrutura.

A categoria de higiene e beleza é a de maior rentabilidade no supermercado, representando, aproximadamente, 35% do seu faturamento. Para abastecer essas gôndolas, a loja conta com a parceria do DEC São Luiz desde o início das instalações. “Essa parceria trouxe maior controle dos estoques, aumento das vendas, por meio de promoção de vendas, mais materiais de divulgação e merchandising e brindes”, resume Alessandro. Outra vantagem dessa parceria, segundo ele, é a estocagem de produtos, que não precisa ser alta. “As compras são feitas semanalmente e o DEC é representado diariamente na loja”, diz. “Com estoque baixo, o varejista pode aumentar o seu capital de giro, ter um maior e mais eficiente controle dos estoques, minimizar as perdas com avarias e extravios, além de ter sempre produtos atualizados, pois o mercado muda muito rápido”, considera o empreendedor.

Para potencializar as vendas de HPCs, a loja promove ações de marketing, sendo que algumas delas são feitas em parceria com o DEC. “Fazemos ações de ‘compre um, leve dois’ e concursos nos quais o cliente compra o produto participante, recebe um cupom, responde a pergunta e deposita na urna. No dia agendado, é feita a apuração e divulgação do resultado. Essa ação faz com que a venda dos itens envolvidos aumente cerca de 35%”, conta Alessandro.