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seg, 13 abril , 2015

sucessos-41Drogarias Alexandre se fortalecem em polo turístico do Rio de Janeiro, oferecendo  modernidade, prevenção à saúde e disseminação da beleza entre os consumidores

As Drogarias Alexandre começaram sua trajetória na cidade de Silva Jardim (Rio de Janeiro), em 1997. Naquela época, Wanderson Alexandre, que atuava na aplicação de papéis de parede, já transparecia ter um ótimo tino para os negócios. Apesar de não deter conhecimentos sobre varejo farmacêutico, vislumbrou que este setor seria uma aposta certeira na região.

A fim de driblar o gargalho da falta de informações na área, para essa primeira iniciativa, Alexandre fez uma parceria com um amigo, que tinha conhecimento técnico do setor. Assim, junto com sua esposa, Viviany Alexandre, aplicou o equivalente a R$ 20 mil no seu primeiro empreendimento na área: a Drogaria Romenes. O negócio deu muito certo e essa loja foi apenas o início de uma grande jornada de sucesso. Em 2008, as Drogarias Alexandre nasceram oficialmente com este novo nome e ainda mais força no mercado.

Apesar do crescimento – hoje são 14 lojas –, os projetos de expansão não param. Ainda nos primeiros meses de 2015, serão inauguradas duas novas unidades no Shopping Itaboraí Plaza e a pretensão é realizar novos investimentos na região ao longo dos próximos anos.

Hoje, as Drogarias Alexandre estão presentes nas cidades de Rio Bonito,
Casimiro de Abreu, Saquarema, Araruama, São Pedro, Cabo Frio e Búzios, além de Itaboraí e Silva Jardim. Assim, praticamente todo o investimento da rede fica concentrado na Região dos Lagos, local de grande potencial turístico.

Também faz parte do projeto de expansão da empresa, a locação de um galpão localizado na BR 101, na altura de Rio Bonito, com 1.800 m², onde se estabelecerá toda a gestão da rede. Nesse espaço, estará, inclusive, um depósito central, que possibilitará maior controle no suprimento das lojas, reduzindo rupturas, além de contribuir para a competitividade.

Mix de sucesso

Em média, cada loja das Drogarias Alexandre tem 120 m2 (somente área de vendas) e apresenta de três a cinco checkouts, abrigando, aproximadamente, 20 mil itens dirigidos a consumidores predominantemente do público feminino (classe C, na faixa entre 30 e 50 anos).

O gestor da rede de drogarias, Roberto Mascarenhas, reforça que as lojas contam com sortimento diversificado, bom atendimento e preços competitivos, graças a grandes parcerias comerciais e convênios com as principais empresas da região. O formato de comunicação e divulgação da rede também é peça-chave. “Temos campanhas de marketing permanentes, usando como ferramentas o rádio, back bus (publicidade atrás de ônibus) e encartes a cada 45 dias, com tiragem média de 100 mil por período”, conta, acrescentando que a rede também detém o maior painel da Região dos Lagos, com cerca de 440 m², junto com um parceiro. A empresa também contempla uma política de responsabilidade social, que agrega ações, como o primeiro emprego e auxílio a diversas instituições filantrópicas e comunidade local.

A inovação também está arraigada na trajetória das Drogarias Alexandre. Um exemplo foi o desenvolvimento do
Projeto Superação, campanha que conta
com a parceria das principais empresas
do segmento, visando estimular a venda
e gerar um bom ambiente de trabalho e motivação.

Para completar, a empresa oferece entrega em domicílio, atendimento 24 horas em algumas unidades (Rio Bonito, Araruama e Cabo frio), cartão de crédito próprio e programa de fidelidade. Todos esses fatores, juntos, refletem nos resultados da rede que tem crescido, em média, 30% nos últimos sete anos.

Atualização constante

Os cerca de 22 funcionários presentes em cada uma das unidades passam por programas de capacitação frequentes. “Estamos sempre entre os três primeiros colocados em vendas nas cidades em que atuamos, sendo líderes em algumas delas”, revela Mascarenhas. E a capacitação não se limita a técnicas de venda. Ao enxergar as farmácias como estabelecimentos de saúde, as Drogarias Alexandre prezam a assistência farmacêutica e têm, hoje, a meta de auxiliar os clientes na prevenção das doenças.

Os treinamentos se estendem para o departamento de Higiene & Beleza (H&B). Mensalmente, são realizados encontros com os líderes de cada unidade, e a indústria e os fornecedores também colaboram com a disseminação de informações.