Crescimento contínuo

qui, 13 agosto , 2015

sucesso-43Saindo de um pequeno box de feira para um dos maiores supermercados da região, Mercadão Meneses se consolida pelo sortimento completo e ações diferenciadas

Há exatos 20 anos, a “semente” do Mercadão Meneses foi plantada sobre o território maranhense, mais especificamente na Rodovia Estadual MA 201, também conhecida como Estrada do Ribamar, que dá acesso aos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, capital maranhense. “A loja surgiu pelo fato do meu pai, Natanael de Meneses, sempre ter gostado da área de comércio e ter se apaixonado pelo setor e pela profissão. Por vir de uma família de comerciantes, esteve, desde muito cedo, inserido neste meio”, conta a gerente geral, proprietária da loja e filha de Natanael, Benilla Maria Lopes de Meneses.

Com o passar dos anos, o negócio se consolidou para se tornar um grande estabelecimento de destaque na região, aumentando, gradativamente, sua infraestrutura e sortimento. Com o perfil de mercado popular e atendendo público formado por adultos e adolescentes das classes B e C, a loja de Natanael, hoje responsável pelo departamento financeiro, conseguiu, aos poucos, se fortalecer e fidelizar os clientes da região. Com 2.340 m2 de área total, atualmente, a loja possui 26 checkouts e 120 funcionários. “Nossos diferenciais estão na qualidade e variedade dos produtos, já que disponibilizamos um mix de, aproximadamente, 12 mil itens diversos. Também nos destacamos pelo bom atendimento ao cliente. Essas características se consolidam como os principais motivos que levam as pessoas a frequentar a nossa loja”, justifica Benilla.

No período de um ano, o faturamento do Mercadão Meneses cresceu 15%, graças a melhorias na loja e ampliação no espaço interno, além de promoções, sorteios e eventos, responsáveis por atrair a clientela. “Os planos para os próximos anos são de melhorar os serviços prestados aos clientes, aumentar o mix de produtos e continuar aumentando a área interna”, finaliza.

Destaque em higiene & beleza

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) do Mercadão Meneses é extremamente importante para os resultados da loja, representando, aproximadamente, 40% do faturamento. Para essa empreitada, Benilla e Natanael contam com a parceria do DEC São Luiz, que já dura dez anos. “Entre os muitos diferenciais que o Mercadão Meneses possui em relação ao setor de higiene e beleza, podem-se destacar a qualidade dos produtos, o bom atendimento ao cliente e uma loja ampla, que prioriza o conforto. No estabelecimento, prestamos serviços como layoutização, orientação de mix, campanhas e vendas”, conta a representante de vendas do DEC São Luiz, Claudiceia de Fátima Durans. Benilla valida essas informações, acrescentando que o DEC colaborou muito com a loja, no que se refere à layoutização e à escolha do mix de produtos. “A colaboração e os serviços prestados foram de grande importância para a loja, uma vez que a ideia de expor melhor os produtos, tendo como foco a satisfação do cliente, possibilitou uma grande melhoria para a nossa empresa e, consequentemente, ao nosso cliente”, analisa, destacando que as categorias de maior procura na loja são as de xampus e tinturas.

Para conquistar resultados tão expressivos nesses produtos, os alicerces do Mercadão Meneses extrapolam os quesitos de boa exposição e sortimento completo. O tripé é completado com a capacitação dos funcionários. “Reconhecemos a importância de investir em qualificação profissional, tanto para esta categoria, quanto às demais. Logo, sempre estamos disponibilizando palestras e cursos para os nossos funcionários, a fim de que haja um crescimento, não somente para a nossa empresa, mas também entre nossos colaboradores”, justifica Benilla.

E a ‘cereja do bolo’ fica para as ações de experimentação, em que os clientes podem testar e conhecer os produtos que estão adquirindo. “Já realizamos diversas ações na seção de HPC. Entre as muitas já feitas, destacamos corte, pintura e alisamento de cabelos, desenvolvidos por profissionais especializados na área”, aponta.